01/11/2018

Ora então boa noite.
Hoje, convido vos a ler este post, que me custou muito a escrever. Mas as vezes um desabafo faz falta.
Vou falar sobre a minha mãe, a minha querida mãe.
É uma pessoa muito meiga, capaz de dar o coração a qualquer um. Só tem dois vícios. É são vícios bons. Faz coleção de moedas estrangeiras (e digamos que tem uma boa quantia em moedas) e faz "coleção" de orquídeas. Confesso que, mesmo apesar de achar que são todas iguais, tem lá flores muito muito bonitas.
Sempre deu tudo pelos filhos. Quando lhe contei que estava com uma mulher, a reação não foi a melhor. Esteve uns dias que apesar de não recusar falar comigo, era uma pessoa de poucas palavras. Mas isso passou. Passou e ela aceitou me tal como sou, com o desejo que eu seja feliz, seja com um homem ou seja com uma mulher.
Mas bom. Ela sempre teve quistos no peito. Agora a dias, sentiu um pequeno talo e foi pedir exames. Fez uma mamografia em Barcelos onde lhe disseram que não se preocupasse porque aquilo era apenas um quisto. Contudo, como este tinha crescido demais, ela começou a ser seguida no ipo no Porto porque possivelmente iria ter que retirar aquele quisto.
Foi então ao ipo fazer uma biopsia. La não lhe disseram nada, apenas que teria que esperar porque dali a 3 semanas tinha consulta para saber o resultado.
Neste espaço de tempo, foi operada a uma hérnia na barriga. Ela foi forte, aguentou a anestesia e está com uma recuperação a 100 por cento. 4 dias depois da operação, foi a consulta no Porto. Estávamos tranquilos porque se fosse algo sério, eles com certeza não esperariam 3 semanas pra dar uma notícia má.
O problema foi aqui.
Com muito custo e com ordem do médico para "repouso absoluto", aquela mulher acordou na 3a feira, tomou um banho fresco, vestiu se, pôs um sorriso e saiu em direção ao ipo, achando que ia ouvir o médico dizer "minha senhora, isto é um quisto e não tem gravidade para a sua saúde".
Chegou ao ipo, esperou que a chamassem, sempre acompanhada pelo meu pai.
Chamaram na e ela entrou sozinha. Primeiro, não sabia que o meu pai pudia entrar. E segundo, porque sou sincera, o meu pai também deve ter dito que esperava por ela ali.
Quando entrou, começou uma grande dor de cabeça. Disseram lhe então os resultados da biopsia. A minha mãe desfez se em lágrimas. Chamaram o meu pai para entrar. O meu pai entrou naquela sala pequena e apercebeu-se, pelo estado da minha mãe, o que se estava a passar.
A minha mãe tem cancro de mama. E é maligno.

Sem comentários: